
Cultura e Entretenimento levados a serio! Para quem, assim como eu, passa um terço da vida dormindo, um terço estudando e trabalhando e um terço no cinema, no teatro, na internet, na TV, no MP3, em shows etc...
28 junho 2010
TOP 1941 - Rebecca, A Mulher Inesquecível

25 junho 2010
1/3 ESTREIA - Flor do Deserto

E o escolhido foi Flor do Deserto, longa biográfico baseado no best seller “Desert Flower”, que conta a superação (verídica) de Waris Dirie, interpretada por Liya Kebede. Nascida no interior da Somália, foi circuncidada à força (óbvio né senhor Guilherme?) aos três anos e vendida para se casar aos treze. Foge para a capital, vivendo clandestinamente durante toda a adolescência. Certo dia, enquanto trabalhava como garçonete numa lanchonete, foi descoberta como modelo, virando referência do mundo da moda em todo o planeta. Hoje em dia, é embaixadora da ONU e porta-voz na luta contra a circuncisão.
Assim como Michael, a biografada passou por inúmeros problemas na vida, mas pelo talento conseguiu superá-los, tornando-se exemplo para muita gente. Deixo aqui registrada minha homenagem a um dos artistas mais queridos e completos que o mundo já viu. Descanse em paz, Jackson!!
FLOR DO DESERTO (DESERT FLOWER)
LANÇAMENTO: 2009 (REINO UNIDO/ ALEMANHA/ ÁUSTRIA)
DIREÇÃO: SHERRY HORMAN
GÊNERO: DRAMA
VONTADE: 8,0
Também estreiam hoje no Brasil os seguintes filmes:
BRILHO DE UMA PAIXÃO (Bright Star) Inglaterra/ Austrália/ França, 2009. Direção: Jane Campion. Gênero: Romance. Elenco: Abbie Cornish, Ben Wishaw, Thomas Sangster, Paul Schneider.
VONTADE: 8,0
TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO. Brasil, 2009. Direção: Tereza Aguiar. Gênero: Drama. Elenco: Lima Duarte, Ney Latorraca, Gracindo Junior.
VONTADE: 5,0
24 junho 2010
TOP 1940 - E o Vento Levou


22 junho 2010
Krueger (bonzinho) volta às telonas


19 junho 2010
TOP 1939 - Do Mundo Nada se Leva
Como no cinema tudo é possível, e Frank Capra pode tudo, seu filme entra para o rol de meus longas favoritos, mesmo com a inverossimilhança descrita. A apaixonante história faz com que nos esqueçamos da hora, mergulhemos juntos no conflito apresentado e levemos para toda a vida lições preciosas de como ser feliz.
DIREÇÃO: FRANK CAPRA
GÊNERO: DRAMA CÔMICO
NOTA: 9,5
18 junho 2010
1/3 ESTREIA - Kick-Ass

Também inspirado numa HQ homônima (produzida por John Romita Jr. e Mark Millar), a nova identidade do garoto acaba o entusiasmando tanto que ele resolve combater o crime com seus novos poderes (imaginários). O filme conta com a participação do sem-sal-nem-açucar Nicolas Cage no papel de partidário dos “rebeldes sem causa que se rebelam como super-heróis”. Deve ser hilário!
KICK-ASS: QUEBRANDO TUDO (KICK-ASS)
LANÇAMENTO: 2010 (EUA)
DIREÇÃO: MATTHEW VAUGHN
GÊNERO: AÇÃO
VONTADE: 9,0
Além de Kick-Ass, estréiam hoje nos cinemas brasileiros:
EM BUSCA DE UMA NOVA CHANCE (The Greatest) EUA, 2009. Direção: Shana Feste. Gênero: Drama. Elenco: Carey Mulligan, Susan Sarandon, Pierce Brosnan.
VONTADE: 7,0
TOY STORY 3 (2D e 3D) EUA, 2010. Direção: Lee Unkrich. Gênero: Animação. Vozes no elenco original: Tom Hanks, Tim Allen, Don Rickles.
VONTADE: 8,0
O PROFETA (Un Prophète) França/Itália, 2009. Direção: Jacques Audiard. Gênero: Drama. Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif.
VONTADE: 3,0
A JOVEM RAINHA VITÓRIA (Young Victoria) Inglaterra/Alemanha, 2009. Direção: Jean-Marc Vallée. Gênero: Romance/ Drama. Elenco: Emily Blunt, Paul Bettany, Miranda Richardson.
VONTADE: 9,0
PATRICK 1.5 (Patrick 1,5) Suécia, 2008. Direção: Ella Lemhagen. Gênero: Drama. Elenco: Gustaf Skarsgård, Torkel Petersson, Thomas Ljungman, Annika Hallin.
VONTADE: 8,0
É isso aí, semana que vem eu volto com mais novidades!
TOP 1938 - Émile Zola

13 junho 2010
TOP 1937 - Ziegfeld, O Criador de Estrelas

TOP 1936 - O Grande Motim

11 junho 2010
1/3 ESTREIA - Cartas para Julieta

Diante das várias estreias desta semana (são oito no total) escolhi Cartas... por falta de opção e por entender que pode ser a proposta mais diferenciada, referindo-me ao roteiro. Gosto da Amanda, que vem desempenhando papeis contundentes no cinema nos últimos tempos, além de, mesmo com críticas negativas sobre este papel, eu gostar do protagonista, Gabriel Garcia Bernal.
A história é a de uma moça (Sophia) que, viajando por Verona, na Itália, descobre, na casa de Julieta (a do Shakespeare) cartas de uma garota que, há quarenta anos, perdeu um amor e, a partir de então, se comunica com a eterna amante de Romeu na esperança de que ela trague seu amor de volta ou arranje um novo romance. Tocada pela história da jovem (agora já senhora), Sophia decide procurá-la e dar um novo sentido a sua vida
CARTAS PARA JULIETA (LETTERS TO JULIET)
DIREÇÃO: GARY WINICK.
GÊNERO: COMÉDIA/ ROMANCE
VONTADE: 7,0
Além da minha indicação, estreiam hoje
ESQUADRÃO CLASSE A (The A-Team) EUA, 2010. Direção: Joe Carnahan. Gênero: Ação/ Comédia. Elenco: Bradley Cooper, Jessica Biel, Liam Neeson.
ALGUNS MOTIVOS PARA NÃO SE APAIXONAR (Motivos para no enamorarse) Argentina, 2008. Direção: Mariano Mucci. Gênero: Comédia. Elenco: Mariana Briski, Celeste Cid, Jorge Marrale.
A ÚLTIMA MÚSICA (The Last Song) EUA, 2010. Direção: Julie Anne Robinson. Gênero: Drama. Elenco: Miley Cyrus, Greg Kinnear.
VONTADE: 1,0
ÍNDIA, AMORES E OUTRAS DELÍCIAS (Nina's Heavenly Delights) Inglaterra, 2006. Direção: Prathiba Parmar. Gênero: Drama. Elenco: Shelley Conn, Laura Fraser e Ronny Jhutti.
VONTADE: 2,0
SOUL KITCHEN. Alemanha/Turquia, 2009. Direção: Fatih Akin. Gênero: Comédia. Elenco: Adam Bousdoukos, Moritz Bleibtreu.
VONTADE: 6,0
Até semana que vem!!
04 junho 2010
1/3 ESTREIA - O Golpista do Ano

Acontece que, além de declarar sua sexualidade, decide viver indiscriminadamente, e encontra em golpes mirabolantes e inacreditáveis (segundo a divulgação) a solução para sua insegurança emocional. É preso e encontra Phillip Morris (Ewan McGregor) na cadeia, por quem se apaixona loucamente. A partir daí, o personagem de Jim Carrey faz de tudo para segurar seu “homem”, que parece não estar tão envolvido assim.
Além dos dois, o brasileiro Rodrigo Santoro amplia sua carreira internacional, fazendo uma participação especial no longa, como um outro namorado de Steven. Dá para perceber que os três protagonistas superam as barreiras do preconceito e que Jim Carrey passa a não ter a necessidade de bancar o escrachado para manter seu prestígio. É a hora de ser mais ator do que comediante.
O GOLPISTA DO ANO – I LOVE YOU PHLLIP MORRIS
LANÇAMENTO: 2010 (EUA)
DIREÇÃO: GLENN FICARRA, JOHN REQUA
GÊNERO: COMÉDIA DRAMÁTICA
VONTADE: 9,0
Hoje também estréiam nos cinemas brasileiros:
PRÍNCIPE DA PERSIA: AS AREIAS DO TEMPO ( Prince of Persia: The Sands of Time). EUA, 2010. Direção: Mike Newell. Gênero: Aventura. Elenco: Gemma Arterton, Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Alfred Molina (Sheik Amar).
VONTADE: 9,0
MARMADUKE. EUA, 2010. Direção: Tom Dey. Gênero: Comédia. Elenco: Marlon Wayans, Owen Wilson (Marmaduke), Judy Greer, Amanda Seyfried (Mazie), Steve Coogan (Raisin). VONTADE: 3,0
Semana que vem o 1/3 ESTREIA volta com mais novidades.
OBS: Gostaria de avisar que não cito documentários estreantes, apenas os longas da semana.
TOP 1935 - Aconteceu Naquela Noite
Cenário do embrião de todos os artifícios que as comédias românticas atuais trazem às telonas, “Aconteceu...”, um dos clássicos do diretor Frank Capra, conta a história vivida por Ellie Andrews (Claudette Colbert) e Peter Warne (Clark Gable) durante a noite em que se conhecem e se apaixonam. Ela, filha única e mimadíssima de um banqueiro magnata da Wall Street, que foge de casa para casar com um piloto playboy de Nova York e ele, jornalista fracassado, que caça uma boa história para alavancar sua carreira e sua moral junto ao seu chefe, são protagonistas da batidíssima (para nós) relação de ódio que se transforma em amor após uma convivência cheia de percalços e conspirações do destino.
Muito do que se produz hoje nessa área (em média 10 filmes por ano) tem algum aspecto que pode ser retirado como exemplo do filme de Capra. A comédia fica por conta da guerra dos sexos dos protagonistas, que volta e meia se veem em situações nas quais nem um nem outro já tenha vivido anteriormente, tendo que repensar algumas atitudes, e o romance é representado pela gradativa simpatia e paixão que um descobre pelo outro ao longo das trapalhadas que eles aprontam.

Outro exemplo inesquecível é considerado a cena mais memorável do filme: trata-se da disputa masculina x feminina para pedir caronas. Enquanto o homem, firme diante de sua virilidade e eficácia, confia nos seus polegares infalíveis, a mulher, de posse de uma sensualidade exuberante, confia na beleza de suas pernas para parar os carros. Nem preciso dizer quem ganhou a disputa, numa das simbologias mais copiadas do cinema posteriormente. Além destes detalhes, a música é muito utilizada, através de canções entoadas por figurantes, geralmente em momentos de descontração.
Se fosse elencar e comentar todos os exemplos que serviram como referência para outras produções deixaria o meu texto maior do que já é (e olha que já reclamam que é gigante), mas valeria a pena, pois trata-se de um dos melhores filmes de todos os tempos que, 70 anos depois, ainda fascina pela ousadia com que deixou de lado os temas correntes da época (guerras, guerras e....guerras) para contar a divertida relação entre dois personagens completamente diferentes, que aprendem a se aceitar e mudam para melhorar. O roteiro é completamente previsível, mas, tendo em vista que foi lançado na década de 30, supera (e muito) as expectativas de quem o assiste.
Aconteceu Naquela Noite inovou ao vencer o Oscar nas cinco principais categorias da Academia (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Roteiro Adaptado), o que aconteceu só mais uma vez na história das premiações, com Um Estranho no Ninho, de 1975. As atuações de Gable e Colbert são excepcionais, garantindo momentos de descontração, divertimento e uma verdadeira aula de interpretação (quem for assistir, prestar atenção à cena no qual os protagonistas fingem ser marido e mulher para ludibriar os detetives contratados pelo pai da moça)
Com ele concorreram: A Alegre Divorciada (The Gay Divorcee), A Casa dos Rothschild (The House of Rothschild), A Ceia dos Acusados (The Thin Man), A Família Barrett (The Barretts of Wimpole Street), Aí Vem a Marinha (Here Comes the Navy), Cleópatra (Cleopatra), Imitação da Vida (Imitation of Life), Miss Generala (Flirtation Walk), The White Parade (The White Parade), Uma Noite de Amor (One Night of Love) e Viva Villa! (Viva Villa!)
ACONTECEU NAQUELA NOITE (IT HAPPENED ONE NIGHT)
LANÇAMENTO: 1934 (EUA)
DIREÇÃO: FRANK CAPRA
GÊNERO: COMÉDIA ROMÂNTICA
NOTA: 9,5