19 dezembro 2010

TOP 1981 - Gente Como a Gente

Gente Como a Gente, vencedor do Oscar na premiação de 1981, já diz a que veio desde o título: trata do drama de uma família de classe média americana que tem de superar a morte por afogamento do primogênito ocorrida há um ano, além de enfrentar as conseqüências da tentativa de suicídio de Jarrett (Timothy Hutton), o filho mais novo, que se sente culpado pela morte do irmão e renegado pela mãe, que aparentemente não consegue amá-lo. Os pais são interpretados por Donald Sutherland (Calvin Jarrett) e Mary Tyler Moore (Beth Jarrett), em atuações concisas e convincentes.

A grande crítica (negativa) à produção é que, naquele ano, ela conseguiu bater (sem merecer) dois clássicos absolutos da cinematografia mundial: Touro Indomável (Raging Bull), considerada por alguns a obra-prima de Martin Scorsese, e O Homem Elefante (The Elephant Man), um dos melhores filmes de David Linch. Além destes dois concorrentes, disputavam a categoria de Melhor Filme os longas Tess - Uma Lição de Vida (Tess) e O Destino Mudou Sua Vida (Coal Miner's Daughter).

O drama familiar que o diretor estreante Robert Redford apresenta em Gente Como a Gente é mais complexo do que parece no início da película e vem para comprovar a premissa central do longa: a de que qualquer um de nós pode passar por problemas como os enfrentados pela família dos protagonistas. A relação mais evidenciada pelo desenrolar dos fatos do roteiro é a da mãe e do filho, prejudicada após a morte de Bucky, e intermediada pela neutralidade do pai, que tenta se isentar de qualquer posicionemento em favor de um dos lados.

Como forma de sistematizar os conflitos vividos pelos protagonistas entra em ação o Dr. Tyrone C. Berger (Judd Hirsch), psiquiatra que já havia acompanhado Jarrett nos quatro meses em que ficou no hospital (após a tentativa de suicídio) e agora funciona como uma espécie de norte para o comportamento de toda a família. É por meio das cenas da terapia do protagonista que conseguimos entender todos os trâmites que envolvem os problemas existenciais internos de Jarrett e os conflitos familiares.

A trilha sonora é tímida, mas evidencia a tensão criada ao longo da história entre os membros da família. O destaque, no entanto, fica por conta da interpretação do elenco, que dá um show de comoção e veracidade, principalmente em se tratando de Timothy Hutton, então com 20 anos, que levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante naquele ano. Apesar de todas as qualidades, Gente Como a Gente é apenas mais um dentre todos os centenas de dramas familiares existentes. Foi realmente injusto ter ultrapassado a qualidade (na opinião da Academia) de O Touro Indomável e do Homem Elefante.

GENTE COMO A GENTE (ORDINARY PEOPLE)
LANÇAMENTO: 1980 (EUA)
DIREÇÃO: ROBERT REDFORD
GÊNERO: DRAMA
NOTA: 7,0

Nenhum comentário: