20 julho 2010

TOP 1946 - Farrapo Humano

O cinema começava a mostrar seu poder influenciador na sociedade num momento em que toda a população estava fragilizada com a Segunda Grande Guerra. Filmes de incentivo, de alegria, de manifestações pela vida saíam aos montes dos estúdios americanos, evidência incontestável de que o cinema, assim como qualquer outra espécie de arte, é contextual. Acontece que, diferentemente de tudo o que se esperava no Oscar 1946, um filme pessimista, crítico e até perturbador foi o vencedor do prêmio de Best Picture daquele ano.

Trata-se de Farrapo Humano, uma das obras primas de Billy Wyder, que durante toda sua filmografia tratou questões delicadas em suas obras. Dessa vez, o alcoolismo entrou na pauta de seu interesse, e ele o fez divinamente. De longe, é o melhor filme que retrata o assunto de maneira tão profunda, conscientizadora e sutil na história da sétima arte. Mesmo Farrapo Humano não tendo seu valor reconhecido de maneira justa, é um clássico indispensável para quem quer se inteirar sobre o cinema americano pós-guerra.

A história conta a degradante saga do escritor fracassado Don Birman em busca de uma dose de bebida durante um final de semana em que ficou sozinho na cidade enquanto o irmão vai para o campo. Após perder o emprego, todo o dinheiro que lhe restava e o crédito das pessoas que lhe rodeam, parece que uma certa obstinação em finalmente começar o livro que lhe salvará o deficit financeiro surge, porém logo é destruída pela crise de abstinência alcoólica que o assola.

Quem interpreta o protagonista doente é Ray Milland, numa das melhores atuações de sua vida cinematográfica, feito que lhe rendeu o posto de Melhor Ator daquele ano. Ele é a alma do filme, que certamente não seria o mesmo sem seu realismo, sua presença em cena e sua capacidade fascinante de convencimento. Após passar pelas situações mais aterradoras que o excesso de bebida pode causar, o ator realmente chega a uma situação em que ser chamado de farrapo é talvez um elogio.

O fim de semana perdido (nome original em inglês do longa) era para ser um divisor de águas na carreira de Birman, já que ele havia reservado os dois dias para iniciar seu futuro sucesso literário. Para tanto, seu irmão, Nick Birman (Phillip Terry) e sua namorada, Helen St. James (Jane Wyman) preparam tudo para que a recuperaçao se dê com sucesso. Além de acabar com o crédito de Don nos bares da redondeza, combinam que irão passar o fim de semana na tranquilidade da casa de campo da família.

Mas Don tem uma profunda recaída e fica sozinho na cidade. Apesar de por inúmeras vezes sentar em frente a máquina de escrever, toda e qualquer inspiração é bloqueada e a partir daí passa a penhorar seus bens, implorar por qualquer bebida, acaba sendo internado, passa a ter alucinações, enfim, vive na pele todas as consequências do vício.

Ótimo roteiro, bela atuação, boas tomadas aéreas da cidade, eficiente trabalho de arte visual nas alucinações do alcoólatra. Um preciosismo do cinema antigo que deve ser conferido de qualquer modo. No mesmo ano, ainda concorreram: Quando Fala o Coração (Spellbound), OS Sinos de Santa Maria (The Bells of St. Mary's), Marujos do Amor (Anchors Aweigh) e Alma em Suplício (Mildred Pierce).

OBS: Detalhe – Segundo boatos, as indústrias de bebidas alcoólicas estadunidenses ofereceram cinco milhões de dólares para que a Paramount não realizasse o filme.

FARRAPO HUMANO (THE LOST WEEKEND)
LANÇAMENTO: 1945 (EUA)
DIREÇÃO: BILLY WYDER
GÊNERO: DRAMA
NOTA: 8,2

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Cara, este filme sempre procurei e nao encontro...precisei dele pra expor num seminario e acabei tendo que procurar outro de Billy Wyder.

otimo texto!

e é uma pena que voce tenha sumido..ate

Brentegani disse...

Caraca Gui, esse eu quero assistir!
Não tenho mais o que comentar, adorei!
Bjs