07 julho 2010

O Melhor do Brasil (sem Rodrigo Faro)

Como fazia tempo que não postava nada sobre música, e por isso corro o risco de fazer com que o 1/3 seja taxado como "blog de cinema", o que não é exclusivamente (mesmo com a grande maioria dos posts serem sobre tal assunto), hoje dedico estas mal traçadas linhas à descrição do show da Banda Blak Rio, acontecido no último sábado, no SESC Campinas. Dentre as variadas opções inclusas no meu leque boêmio das últimas semanas, selecionei tal evento porque não conhecia os músicos cariocas e agora não consigo me imaginar indo ao Rio sem vê-los novamente.

O espetáculo encerrou o V Forum Internacional de Ginástica Geral, reunindo mais de 300 gringos em frente ao palco. Argentinos, uruguaios, dinamarqueses, alemães, portugueses e franceses curtiram o que o Brasil tem de melhor a oferecer num show contagiante e inesquecível. Mesclando ritmos e gêneros tipicamente brasileiros, como o samba e o samba-rock, e batidas dançantes, como o funk e o black-music, o grupo de artistas mostrou um panorama de tudo que rola no país musicalmente falando. Para os estrangeiros presentes, uma oportunidade de aprofundamento do conhecimento que tinham sobre a música brasileira, e para nós, mais uma prova de que estamos no lugar certo.

Como ainda não conhecia a banda, fui pesquisar quem eram para ir para o show com alguma expectativa. Qual foi minha surpresa quando descobri que a Black Rio existe desde 1976, já gravou com vários artistas consagrados, tem algumas trilhas de novelas da Globo (como a de Locomotivas, 1978), fazem maior sucesso nos palcos britânicos e nos anos 90 foram nada mais nada menos que a banda do Tim Maia! Depois disso consegui entender o porque de eles terem tocado várias canções do eterno síndico.

O público estrangeiro não parava, tamanha era a animação e felicidade de estarem acompanhando o talento dos competentes músicos. Quando fui treinar meu espanhol com Paula Wittib, argentina que participou do fórum, descobri que os "hermanos" estavam adorando tudo, mas que não sabiam sambar direito. Para fazer uma média, "hablei" que todo brasileiro tem que saber sambar, assim como todo argentino deve saber dançar tango (mal sabe ela que eu sambo muito mal hehehehe). Ainda bem que ela não me pediu para fazer uma demonstração!!

A maior surpresa foi constatar que algumas canções brasileiras também estavam na boca dos gringos. Durante a execução de duas músicas (Azul da Cor do Mar [Tim Maia] e Chora [Beth Carvalho]) via as bocas estrangeiras tentando balbuciar o idioma desconhecido com autoridade para tanto. Foi legal saber que nossa cultura não é tão negativamente estereotipada como pensava.

Para quem quiser saber mais sobre a banda Black Rio, acesse www.bandablackrio.com e conheça seu excelente trabalho. Se tiver oportunidade, confira de perto a sonoridade do grupo. Para ilustrar a postagem, contei com a ajuda fotográfica da Juh, minha amiga. Conheça seu blog, o Bloquinho de Cultura.

OBS: O TOP 1/3 volta à ativa assim que resolver uns problemas de acesso à alguns filmes antigos.

3 comentários:

Brentegani disse...

Mas eu já achava que o seu blog era só de filmes (rs). Então Gui, o show realmente foi demais, indescritível!
O post tá ótimo, acho que você conseguiu "resumir" (a sua maneira longa de resumo)rs mto bem a sensação do que foi o show e ver toda aquela gente curtindo o que é nosso.
Bjs
*um dia eu atualizo. rs

Cristiano Contreiras disse...

Aguardo os filmes antigos, sumido.

Tô Ligado disse...

Fala grande Gui... Postei tbm sobre música. Nada de mais, só um "forró" pra acompanhar as festas do meio de ano.

cara, adoro ir em show de grupos que eu não conheço!!! A gente descobre muita coisa boa.

Bom fds!