O longa se presta a contrastar a relação entre as limitações mentais e a genialidade do protagonista, que em certo ponto da história desconhece a diferença entre o que é real e imaginário, quem são as pessoas que realmente se preocupam ou aquelas que, imaginadas pelo subconsciente afetado, existem apenas para confundir a noção de realidade de John. Nós, como espectadores, somos inseridos na trama de uma tal forma que vivemos sua doença e nos confundimos com suas confusões. Outro mérito da obra é que ela não se preocupa em manter em segredo as surpresas do roteiro, que são lançadas assim que a história exige, construindo, mesmo dessa forma, um ritmo pulsante e ágil.

Além de filme, Uma Mente Brilhante levou para casa as outras três indicações que obteve (diretor para Ron Howard - O Código da Vinci, Cocoon – atriz coadjuvante para Jennifer Connelly – que interpretou Alicia, esposa de Nash – e roteiro adaptado). Falando um pouco sobre Connelly, além de seu talento, os dois olhos azuis que a atriz juvenil carrega foram essenciais para cativar público e crítica. O sofrimento pelo qual sua personagem passa (presa entre o fim do amor pelo marido doente e a responsabilidade de continuar ao lado dele) constitui uma complexidade dramática que Jennifer conseguiu captar e transpor para a tela de forma exuberante.
Como o roteiro se passa entre os anos 40 e 90, o trabalho de maquiagem teve de envelhecer (e muito) a maioria dos personagens, desafio vencido da melhor maneira possível pela equipe técnica, que não recebeu o prêmio de melhor maquiagem daquele ano (explicação: concorreu com O Senhor dos Anéis) mas produziu um trabalho histórico para o cinema. Os concorrentes de Uma Mente Brilhante na categoria Melhor Filme foram: Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge!), Entre Quatro Paredes (In The Bedroom), Assassinato em Gosford Park (Gosford Park) e O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of The Rings: The Fellowship of The Ring).
UMA MENTE BRILHANTE (A BEAUTIFUL MIND)
LANÇAMENTO: 2001 (EUA)
DIREÇÃO: RON HOWARD
GÊNERO: DRAMA
NOTA: 9,0
2 comentários:
Cara... esse fim de semana tah muito apertado pra mim tbm. Assumi os plantoes do carnaval, pq dia 18 de março embarco pra SP o// e fico aí até dia 21. Mas ve se compra um tim... ou me manda seu numero depois p gnt conversar!
Abraços
outro que não entendo como foi ganhar 4 oscars... 'moulin rouge' deveria ter ganho aquele ano
http://filme-do-dia.blogspot.com/
Postar um comentário