13 setembro 2010

RANKING - Melhores Filmes de Terror

10º Lugar: A CASA DE CERA (House of Wax, 2005)
Direção: Jaume Collet-Serra

Perdidos na estrada, seis amigos descobrem numa cidade deserta do interior americano um museu de cera abandonado. Mas o pacato vilarejo guarda mais do que traças e réplicas imóveis de moradores antigos. O grupo de jovens tem que correr contra o tempo para fugir dos excêntricos, criativos e perigosos moradores.

Por que assistir? A cena de fuga dos sobreviventes durante o derretimento do museu é uma das mais estranhas (lê-se interessantes) do cinema. Ah, e para rir da interpretação da Paris Hilton srsrrs

9º Lugar: JOGOS MORTAIS (Saw, 2005)
Direção: James Wan

A série de sete filmes (que ainda está em andamento) conta como o maníaco suicida Jigsaw realiza o prazer mórbido de fazer com que suas vítimas reavaliem suas vidas e tentem escapar da morte fugindo de armadilhas mortais.

Por que assistir? Um roteiro inovador, que perde fôlego com as sequências, mas que, essencialmente, é criativo, pulsante e atrativo.

8º Lugar: PREMONIÇÃO (Final Destination, 1999)
Direção: James Wong

Os sobreviventes de um voo começam a morrer misteriosamente após a premonição de um deles, que passa a prever a ordem com que a morte busca quem saiu do avião. Ideia de sucesso, o filme ja rendeu mais 4 sequências (a última será lançada ainda em 2010).

Por que assistir? Pela criatividade das mortes e pelo impacto psicológico que o filme provoca no espectador, que também questiona quando será o fim de sua vida.

7º Lugar: EXTERMÍNIO (28 Days Later, 2002)
Direção: Danny Boyle

Após 28 dias da contaminação dos EUA por um vírus oriundo de experiências com macacos, acompanhamos a jornada pela sobrevivência de Jim, o protagonista, e um grupo de sobreviventes, que fogem dos zumbis criados pela epidemia.

Por que assistir? Um dos filmes de zumbi mais bem feitos depois de A Noite dos Mortos Vivos, de 1978. Com um olhar moderno, o diretor capacita as criaturas, modernizando seus recursos de caça.

6º Lugar: O CHAMADO (The Ring, 2002)
Direção: Gore Verbinski

"Antes de você morrer, você vai receber". Com este slogan, é contada a história de uma fita VHS que, após ser assistida, sentencia a morte do espectador dentro de 7 dias. A protagonista Rachel tem que lutar contra o tempo para salvar da morte seu filho, que assistiu o vídeo sem querer.

Por que assistir? Com trilha baixa e sustos inesperados, o terror do oriente (o roteiro é baseado numa obra japonesa) vem para abalar o psicológico de quem assiste.

5º Lugar: A NOITE DOS MORTOS-VIVOS (Night of The Living Dead, 1968)
Direção: George A. Romero

Um satélite radioativo provoca o retorno à vida de recém-mortos. Um grupo de sobreviventes se refugia numa casa e tem que lutar contra o ataque dos zumbis enquanto o resgate não chega.

Por que assistir? Clássico cult de baixo orçamento, com um dos finais mais surpreendentes do cinema, foi o longa pioneiro na retratação fatalista dos comedores de carne, e na inversão da sobrevivência do protagonista clássico, herói.

4º Lugar: SEXTA-FEIRA 13 (Friday The 13th, 1980)
Direção: Sean S. Cunningham

O acampamento Cristal Lake nunca mais foi o mesmo após o afogamento do garoto Jason Voorhees, negligenciado por dois monitores. 20 anos mais tarde, ele volta do além para se vingar de todos que ousarem acampar nas margens do seu lago.

Por que assistir? Uma das maiores séries cinematográficas existentes (já são 12 sequências) Jason virou ícone pop e continua assustando as gerações desde a década de 80.

3º Lugar: O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (The Texas Chain Saw Massacre, 1974/2003)
Direção: Tobe Hooper

A violência cruel e explícita do serial killer Leatherface chocou o público na década de 70 e mantém a tensão do horror baseado em fatos reais no seu remake em 2003. O longa narra a perseguição de um grupo de jovens pelo assassino que usa pele humana para amenizar os estragos que tem no rosto (marcas de violências familiares na infância) produzindo máscaras.

Por que assistir? A perplexidade da crueldade do matador produz uma das sequências mais assustadoras e tensas que eu já vi. Atenção para a cena do açougue desativado.

2º Lugar: ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (Alien, 1979)
Direção: Ridley Scott

A ficção científica que aterrorizou o mundo no final dos anos 70 conta a história futurista de um grupo de cientistas que recebem um sinal que vem de um planeta próximo. Ao aterrisarem, descobrem que se trata de um monstro hospedeiro do corpo humano que se desenvolve e mata tudo que encontra pela frente.

Por que assistir? A trama é claustrofóbica (se passa numa nave espacial), muito bem dirigida e tem um ritmo de tensão na medida certa.

1º Lugar: O EXORCISTA (The Exorcist, 1973)
Diretor: William Friedkin

O filme acompanha as tentativas de exorcismo de Regan, uma menina de 12 anos possuída pelo demônio Pazuzu. O padre Damien Karras tem a missão de expulsar o belzebu do corpo da garota, que sofre com sérias alterações estéticas e comportamentais.

Por que assistir? O auge do terror se encontra nesse clássico que chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Filme (triunfo do gênero terror).

BÔNUS

OLHOS FAMINTOS (Jeppers Creepers, 2001)
Direção: Victor Salva

Primeiro capítulo da trilogia que se encerra em 2011 e conta a história do serial killer Rastejante, uma criatura que acorda de 21 em 21 anos a fim de achar em cada vítima - pelo cheiro - a parte do corpo que ele necessita, costurando o orgão ideal em seu corpo podre.

Por que assistir? Produzido por Coppola, é original ao criar uma das criaturas mais grotescas e nojentas do universo do terror.

SWEENEY TODD, O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (Sweeney Todd, The Demon Barber of Fleet Street, 2007)
Direção: Tim Burton

Baseado numa produção da Broadway, o sanguinolento musical conta a história de um barbeiro vingativo que encontra nos assassinatos em série uma forma de encontrar a plenitude do ego. Ele conta com a ajuda de uma cozinheira maluca que vê nos corpos dos clientes uma saida para a falta de carne para suas tortas.

Por que assistir? Só a premissa de um musical de terror já desperta curiosidade. Essa característica aliada à direção de Burton e a interpretação de Johnny Depp garantem um filme espetacular.

PÂNICO (Scream, 1996)
Direção: Wes Craven

Um assassino fã de filmes de terror que usa uma máscara de fantasma e mata suas vítimas a facada caso ela não acerte qual o filme que ele está dando dicas é a ideia principal da série Pânico, febre no cinema dos anos 90. Ícones adolescentes da época foram escalados para dar vida aos jovens personagens de uma cidade pacata do interior dos EUA atacada pelo misterioso serial killer, que só é revelado no terceiro filme, lançado em 2000.

Por que assistir? Inspirador de toda uma nova geração de filmes de terror, Pânico é um marco no cinema.

Pessoal, espero que tenham gostado da minha lista (que é bem pessoal e injusta com diversos longas) e deem suas opiniões...como ficaria a sua lista?

6 comentários:

thicarvalho disse...

Lista interessante. Não vejo mta graça em Premonição. Já Olhos Famintos, apesar de mtos o criticarem, eu curto mto. Qnto aos clássicos,acho q ficaram de fora grandes filmes como Brinquedo Assassino, A Hora do Pesadelo, e O Palhaço Assassino, este realmente um filme pertubador. Grande abraço e parabéns pelo post.

Renato Oliveira disse...

Oi Gui, como vai?

Ah, encontrei o teu perfil e teu blog entre os seguidos do Cine Freud, e vim agradecer a visita e também conhecer o teu espaço!

Super interessante este ranking que você fez. Bem, eu sou tão leigo quando se trata de 'terror' que provavelmente incluiria cinco/seis títulos, hehe. Mas dentre as tuas indicações, O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET é um que me deixou realmente intrigado.

Enfim, seja sempre bem vindo, certamente teus pontos de vista tendem a agregar bastante!

Até logo,
abraços

Tô Ligado disse...

Preciso falar que sou fã da série PÂNICO???

Faltou ai Hallowen.

Teh!

pseudo-autor disse...

Tirando A Casa de Cera, a lista é muito boa. Eu colocaria no lugar esse ultimo do Sam Raimi (Arrasta-me para o Inferno). Impossível deixar O Exorcista fora do primeiro lugar...

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

chuck large disse...

Muito boa a lista Gui, dos citados eu vi: "Sweeney Todd", "O Exorcista", "O Massacre da Serra Elétrica" e o meu favorito "O Chamado". Assim como o comentário acima, apenas adicionaria "Arraste-me para o Inferno". Cara, muito bacana a lista, faça mais...acho mesmo, muito bacana xD

Abs.

Brentegani disse...

Acredita que dos 13 filmes de terror aí eu acho que assisti 3 (é que não tenho certeza se vi "o chamado")rs. Assisti "a casa de cera" e depois disso não quis mais...
bjo