09 setembro 2010

TOP 1963 - Lawrence da Arábia

Desde seu nascimento, em meados da década de 90 do século XIX, o cinema cumpre bem seu papel de propagador de imagens exuberantes, de motivador do deslumbramento dos espectadores diante das maravilhas do mundo registradas pelas lentes experientes de diretores que descobriram na sétima arte uma forma de ganhar notoriedade e desenvolver técnicas cada vez mais elaboradas de captação da realidade. Acontece que a possibilidade de registrar situações inusitadas fez com que alguns profissionais libertassem seu espírito megalomaníaco e projetassem verdadeiras odisséias em seus longas, como é o caso de Griffith, William Wyler, Cecil B. de Mille e David Lean, que ganhou o Oscar com duas de suas mega-produções: A Ponte do Rio Kwai, em 1958, e Lawrence da Arábia, que arrebanhou sete estatuetas na premiação da Academia em 1963.

O exagerado diretor era expert em realizar filmes com quase quatro horas de duração (assim como aconteceu com Doutor Jivago, em 1965). Como característica principal de suas obras, as locações inóspitas e o grande número de figurantes garantiam uma produção sofrida, demorada, mas carregada de lindas imagens, que permeavam quase sempre um roteiro bem elaborado. Em Lawrence da Arábia, uma pseudo-cinebiografia (já que a história é livremente baseada na vida do tenente inglês T.E.Lawrence (Peter O’Toole)), o deserto serve de personagem principal para que a história se desenrole. Cansado de atuar como cartógrafo no quartel general em Londres, Lawrence aceita a proposta de funcionar como pacificador entre as tribos árabes e turcas durante a Primeira Guerra na região da antiga Jordânia, no norte da África.

Por meio de um flashback, o protagonista vai se transformando num herói para seu povo e para o espectador. A forma com que congrega diferentes opiniões e visões de mundo numa região extremamente litigiosa é exemplar, fazendo com que torçamos para que aquele branquelo de olhos azuis seja a solução para os conflitos civis dos povos árabes. O filme não tem atrizes no elenco principal. São nove atores que acompanham as diversas fases da vida de Lawrence, que se configura cinematograficamente tão atraente a ponto de não ser necessário uma história de amor ou um contraponto feminino para equilibrar a história.

Apesar de ser fotograficamente impecável, ser considerado um dos maiores épicos do cinema e sempre constar na lista dos melhores filmes já produzidos, Lawrence da Arábia é exageradamente grande (tudo caberia em no máximo duas horas), cansativo, massante e chato de doer. Perdoem-me os que não compartilham da mesma opinião, mas prefiro os outros filmes de Lean e não considero o épico desértico como sendo um dos melhores. As interpretações são fortes, convincentes, mas o destaque fica para a fotografia, brilhantemente elaborada durante os dez meses em que o filme foi rodado. Recomendo como repertório para os cinéfilos, mas dificilmente voltarei a vê-lo (já que dormi várias vezes durante a sessão).

Em 1963, concorreram a Melhor Filme juntamente com o vencedor: O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird), O Mais Longo dos Dias (The Longest Day), O Grande Motim (Mutiny on the Bounty) e Vendedor de Ilusões (The Music Man).

OBS: Pessoal, estou com problemas para encontrar o vencedor do Oscar de 1964 As Aventuras de Tom Jones. Caso alguém tenha, saiba quem tem ou conheça uma forma de download ou compra (barata), favor me avise. Obrigado desde já.

OBS²: Excepcionalmente esse mês, o projeto Ranking será postado no domingo, dia 12, já que o dia 10 (amanhã) coincidentemente cairá numa sexta (dia de 1/3 ESTREIA).

LAWRENCE DA ARÁBIA (LAWRENCE OF ARABIA)
LANÇAMENTO: 1962 (INGLATERRA)
DIRETOR: DAVID LEAN
GÊNERO: AVENTURA/ DRAMA/ GUERRA
NOTA: 8,0

4 comentários:

Hugo disse...

Épicos feitos nas décadas de 50 e 60 geralmente eram longos e alguns perdiam até a força por este motivo.

David Lean era craque, mesmo filmes longos como este "Lawrence da Arábia" eram cinema de qualidade e prendiam a atenção.

A carreira de Lean foi sensacional.

Abraço

Tô Ligado disse...

Cara.. vi seu comentario e as meninas já responderam... To numa correia louca aqui. To trabalhando na organizacao de um evento e to numa maior correria. Nao conheco ninguem que tenha filmes antigos.... ten te "piratear' na net msm.

Abracos

thicarvalho disse...

Acho Lawrenbce das Arabias um dos maiores filmes já realizados na história do cinema. Grande elenco, fotografia brilhante, ótima trama e uma grandiosidade impar. Ainda hj, mesmo com o advento do cinema computdorizada, nenhum filme foi capaz de alcançar o tamanho de Lawrence. Relamente se trata de um filme muito grande, mas não o achei chato. Uma bela obra acima de tudo. Grande abraço e parabéns pela lembrança.

Leonardo disse...

Pra mim esse filme é uma grande obra prima. Parabens pela postagem, Abraço.

http://omundodoscinefilos.blogspot.com/