17 dezembro 2010

1/3 ESTREIA - Tron - O Legado

Na antepenúltima sexta do ano, os lançamentos já começam a esfriar e as apostas de grandes estréias são quase que descartadas. Hoje, algumas produções bem meia-bocas dividem espaço com “Tron – O Legado”, continuação da ficção científica oitentista esquecida pela maioria das pessoas. Em 1982, quando do lançamento deste que seria o primeiro longa no qual a tecnologia de efeitos especiais foi amplamente utilizada (inclusive em cenas totalmente virtuais), a crítica apontou como negativa a fragilidade do roteiro, em contraposição a exuberância da técnica (talvez o único motivo para que a história existisse e fosse rodada).

28 anos se passaram e parece que a qualidade continua sendo relegada apenas ao núcleo técnico na nova produção da Disney, uma vez que o roteiro, segundo os críticos que já viram “Tron – O Legado” no cinema, é fraco. A história acompanha a saga de Sam Flynn (Garrett Hedlund) em busca do pai Kevin Flynn (Jeff Bridges), protagonista do longa original dos anos oitenta, que está perdido em “Grid”, o mundo digital luminoso que o progenitor havia descoberto há mais de vinte anos. Tomara que a imaginativa história cause, pelo menos, a mesma sensação de deslumbramento pelos efeitos especiais que Avatar causou em mim no final do ano passado.

TRON – O LEGADO (TRON LEGACY)
LANÇAMENTO: 2010 (EUA)
DIREÇÃO: JOSEPH KOSINSKI
GÊNERO: FICÇÃO CIENTÍFICA
VONTADE: 8,0

Para completar os lançamentos da desastrosa semana, ainda entram em cartaz:

APARECIDA, O MILAGRE. Brasil, 2010. Direção: Tizuka Yamazaki. Gênero: Drama. Elenco: Murilo Rosa, Maria Fernanda Candido, Jonatas Faro.
VONTADE: 0

UM HOMEM QUE GRITA (Un Homme qui Crie) França/ Bélgica/ Chade, 2010. Direção: Mahamat-Saleh Haroun. Gênero: Drama. Elenco: Youssouf Djaoro, Dioucounda Koma, Emile Abossolo M'bo.
VONTADE: 6,0

MEU MUNDO EM PERIGO. Brasil, 2007. Direção: José Eduardo Belmonte. Gênero: Drama. Elenco: Patti Smith, Alain Badiou, Catherine Tanvier, Nadege Beausson-Diagne.
VONTADE: 5,0

UM QUARTO EM ROMA (Habitación en Roma) Espanha, 2010. Direção: Julio Medem. Gênero: Drama. Elenco: Elena Anaya, Natasha Yarovenko, Enrico Lo Verso.
VONTADE: 7,0

Até semana que vem com mais novidades!

Um comentário:

Anônimo disse...

vi o primeiro 'tron' há muitos anos atrás, quando era um pirralho, e nem lembro mais do filme. vou ver se consigo assistir hoje pra me preparar pra esse novo. os trailers são demais, mas a crítica internacional não ficou tão satisfeita. =(

http://filme-do-dia.blogspot.com/