23 dezembro 2010

TOP 1984 - Laços de Ternura

Dentre os indicados a Melhor Filme na premiação do Oscar de 1984, não há grandes sucessos de público ou crítica. Parece-me que foi um ano que não rendeu muitas produções de qualidade para a cinematografia americana. O vencedor, Laços de Ternura, ganhou a disputa concorrendo com A Força do Carinho (Tender Mercies), Os Eleitos (The Right Stuff), O Fiel Camareiro (The Dresser) e O Reencontro (The Big Chill).

Para conseguir tal feito, o diretor e roteirista James L. Brooks lançou mão de um dramalhão novelístico de muita qualidade, que explora diversas vertentes da relação tempestuosa entre uma mãe superprotetora e sua filha rebelde. Shirley MacLaine interpreta a durona Aurora Greenway, viúva que teve de cuidar sozinha da filha após a morte do marido, abstendo-se de outras prioridades que não fossem o bem estar de Emma (Debra Winger).

Quando conhece o astronauta aposentado Garrett Breedlove (Jack Nicholson), que é seu vizinho, Aurora percebe que um novo relacionamento pode dar certo, mesmo que o comportamento displicente e promíscuo de Breedlove conflite com a resignação careta de Aurora. Ao mesmo tempo em que a mãe vive a dúvida amorosa, Emma também vive um dilema em Des Moines, no Iowa (cidade para a qual se muda com a marido [inimigo de Aurora] a fim de fugir das neuras da mãe).

Após descobrir as traições do marido (Flap Horton, interpretado por Jeff Daniels), Emma passa a traí-lo também com o gerente do banco da cidade. O casal está em frangalhos, ainda mais com os filhos não-planejados, que não param de nascer (já são três no total). Para deixar ainda mais complexa a trama, Emma descobre ter câncer (talvez um dos primeiros filmes a retratar o assunto). A doença funciona como uma espécie de fator reconciliador na relação entre mãe e filha, uma vez que faz com que Aurora volte a ver Emma como aquela bebezinha que há anos atrás cuidava como se fosse uma jóia rara.

As interpretações são extremamente excelentes, o que garantiu a Shirley MacLaine o prêmio de Melhor Atriz, a Jack Nicholson o de Melhor Ator Coadjuvante, a John Lithgow uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante e a Debra Winger a indicação à Melhor Atriz. Para quem gosta de chorar em filmes, Laços de Ternura é a pedida perfeita, pois estão todos super emocionantes em seus papéis (não apelando, felizmente, para um estilo à la novelas mexicanas).

Com um roteiro e uma direção impecáveis, Laços de Ternura consegue cativar pela proximidade com temas polêmicos, como o adultério, o aborto, o amor na terceira idade, o cancêr, mas se perde no entrelaçamento desses assuntos, tornando-se confuso e diversificado demais às vezes. É uma prova absoluta de que as novelas podem ser produtos de qualidade indiscutível. O problema é que quiseram fazer caber uma novela inteira em duas horas de exibição.

LAÇOS DE TERNURA (TERMS OF ENDEARMENT)
LANÇAMENTO: 1983 (EUA)
DIREÇÃO: JAMES L. BROOKS
GÊNERO: DRAMA
NOTA: 8,5

3 comentários:

Tô Ligado disse...

Já não gosto de drama, daí vc ainda diz que este filme ganhou a estueta por não haver concorrerntes e que as pessoas que gostam de chorar vão adorar este filme???

ixi, não passo nem perto!!!

ow, como vai ser de natal? vai voltar pra casa?
Abracos

Claudinha ੴ disse...

Oi Gui! Este eu vi, estava na faculdade em Campinas... Sobre tratar do assunto câncer, não foi um dos primeiros não, lembro de alguns quando era bem criança. Uma coleguinha perdeu a mãe assim e o assunto ficou martelando minha cabeça a ponto de não esquecer. isto que falo é coisa de início dos anos 70. Eu vi um dos anos 50, na sessão da tarde da Globo, Gata em teto de zinco quente, outro de 70 ou 71, Glória e derrota (meu pai adorava e toda vez que repetia eu via com ele), que fala de jogadores e o maior sucesso pra mim daqueles tempos, Love Story (chorei bicas!).
Você sabia que eu tive o meu 'cine paradiso' com meu pai? Ele colocava as músicas do canal 100 e da espera antes do filme e eu entrava com ele, quando podia... Lá se chamava Cine Pax.
Beijos, feliz Natal e um excelente 2011. Saudades docê GUI!

pseudo-autor disse...

Eu nunca prestei muita atenção nesse Laços de Ternura por um motivo muito simples: não gosto das comédias e dramas bobos que o Nicholson fez ao longo da carreira. O único que eu salvei até hoje foi o Tratamento de choque (aquele em que ele faz dupla com Adam Sandler). No mais...

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com