18 novembro 2012

DDF2. American Pie 3 - O Casamento

DDF 2. Um filme que marcou a sua adolescência



Mãe das comédias pastelão americanas do início do século, a série American Pie ganhou novo fôlego qualitativo quando, em 2003, a terceira sequência dos filmes chegou aos cinemas. Intitulada American Pie, O Casamento (American Wedding), a produção conta os percalços de Jim e Michelle para organizarem o matrimônio prometido desde o primeiro filme, de 1999, quando o casal de protagonistas se conheceu.

Na história, as famílias e os amigos dos noivos se reúnem em torno da preparação da cerimônia e da festa que celebrará a união dos protagonistas. Em meio a situações como a celebração do noivado, a despedida de solteiro, a escolha do vestido e a cerimônia propriamente dita, muitas confusões parecem querer impedir a realização do casamento. Praticamente todos os personagens dos primeiros filmes voltam a fazer parte do casting, desta vez mais velhos e teoricamente maduros (será?).

Contrariando a lógica inerente às grandes sequências cinematográficas, que tem como prerrogativa a diminuição da qualidade ao longo das continuações, a terceira parte de American Pie é tão boa quanto o início da série. Após uma tentativa frustrada de alçar Steve Stifler (Seann William Scott) ao protagonismo na segunda parte da série, o roteirista Adam Herz decidiu por retomar como personagens principais o casal vivido por Jason Biggs e Alyson Hannigan.

O resultado é um filme repleto de situações hilárias envolvendo a sexualidade do casal central e dos amigos que parecem não ter crescido tanto assim após anos do fim do High School. Stifler continua em destaque nas cenas mais absurdas do enredo, dando o tom de besteirol que consagrou a trama no topo do sucesso. É impossível exigir qualidade técnica e/ou preciosismo dramático, uma vez que American Pie é declaradamente  comercial.

No entanto, a película desponta como líder neste segmento devido ao cuidado de toda em equipe em construir uma unidade cômica, em manter o elenco em sintonia, tirando, assim, boas gargalhadas do espectador. As demais sequências da série (oito filmes no total, até este ano) não conseguiram repetir a dose de sucesso que as primeiras partes obtiveram.

American Pie, o Casamento, além de fazer parte da minha adolescência devido ao fato de ser incansavelmente reexibido  nas sessões de cinema dos canais abertos, trouxe reflexões importantes sobre a minha própria sexualidade e me ajudou a ter liberdade e coragem para descobrir questões inerentes à adolescência. Por coincidência, foi durante uma sessão deste filme, na casa de um amigo da época, que eu dei meu primeiro beijo na boca. Rsrs

AMERICAN PIE - O CASAMENTO (American Wedding)
LANÇAMENTO: 2003 (EUA)
DIREÇÃO: Jesse Dylan
GÊNERO: Comédia
NOTA: 6,0

Um comentário:

Tô Ligado disse...

Opaaa,

o Tô Ligado! está voltando aos poucos... apareça por la!

Abrs