10 agosto 2010

RANKING - Melhores Filmes de Suspense

Inauguro hoje mais um projeto do 1/3: o RANKING, que busca uma vez por mês (todo dia 10) criar listas, com os 10 melhores ou piores de cada segmento. Pode ser sobre cinema, música, televisão, enfim, o que me der na telha. Para começar, decidi rankear os melhores filmes de suspense da minha vida. Sei que vai faltar muita coisa boa, mas conto com a colaboração de vocês para me indicarem o que devo assistir ou criarem suas próprias listas.

Além dos dez melhores, selecionei três filmes que entram como bônus lá embaixo, no final da postagem...são aqueles que não estão entre os melhores, mas não podem ser esquecidos. Espero que gostem e deem suas opiniões.

10º Lugar: POR UM FIO (Phone Booth, 2002)
Direção: Joel Schumacher

Colin Farrell vive Stu Shepard, um publicitário mal sucedido que encontra na mentira e na infidelidade uma maneira de sustentar sua existência. Enquanto está numa cabine telefônica ligando para sua amante (vivida por Katie Holmes), o protagonista é surpreendido por uma ligação de um serial killer estrategicamente posicionado que passa a pressioná-lo e a questioná-lo sobre sua conduta.

Por que assistir? O longa todo se passa dentro da cabine e, mesmo assim, não perde seu ritmo alucinante e sua tensão do início ao fim.

9º Lugar: O SEXTO SENTIDO (The Sixth Sense, 1999). Direção: M. Night Shyamalan

Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto com dificuldade de relacionamentos, é tratado pelo Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis), psicólogo infantil, que tem a missão pela frente de, além de tratar a suposta doença do menino, descobrir o segredo que ele guarda.

Por que assistir? Estreia de Shyamalan e de Haley Joel no cinema, o filme mantém escondida até a última cena a razão pela qual o roteiro existe. Genial!

8º Lugar: JANELA SECRETA (Secret Window, 2004). Direção: David Koepp

Em mais uma brilhante atuação de Johnny Depp, ele encarna o escritor Mort Rainey, que busca no campo a tranquilidade que necessita para trabalhar após a descoberta de traição de sua esposa. O que ele não esperava era a aparição de John Shooter, que o acusa ininterruptamente de plágio.

Por que assistir? Gosto de filmes que não são o que parecem. E se tratando de uma adaptação cinematográfica de um livro do Stephen King, podemos esperar qualquer coisa..não posso adiantar muito, mas vale a pena assistir, e se surpreender!


7º Lugar: O AMIGO OCULTO (Hide and Seek, 2005). Direção: John Polson.

Após enviuvar, David Callaway (Robert De Niro) resolve se mudar com sua filha, Emily (Dakota Fanning) para a casa de campo da família. Aos poucos, Charlie, o amigo imaginário da menina, começa a provocar coisas estranhas na casa. O que era pra ser uma amizade saudável, torna-se em perigo para toda a família Callaway.

Por que assistir? Para descobrir o potencial de Dakota Fanning no começo da carreira e ainda passar um pouquinho de medo junto do personagem de De Niro, que se mostra mais do que um pai protetor.

6º Lugar: A ORFÃ (Orphan, 2009)
Direção: Jaume Collet-Serra.

Esther (Isabelle Fuhrman) é adotada por um casal arrasado por um aborto espontâneo (vivido por Vera Farmiga e Peter Sarsgaard) e vira a irmã de Danny e da surda muda Maxine. Encantados pela polidez e cordialidade da garota russa, não imaginam o terror que terão de enfrentar ao seu lado.

Por que assistir? Adoro maldade infantil. Além de ser unusual, assusta mais do que se fosse um adulto cruel. Por meio de uma atuação brilhante, acompanhamos a assustadora transformação de Esther.

5º Lugar: INVASORES (The Invasion, 2007)
Direção: Oliver Hirschbiegel.

A psiquiatra Carol Bennell (Nicole Kidman) tem a missão de permanecer acordada em busca do filho, imune a um ataque alienígena que muta as pessoas durante o sono. Os infectados, que crescem e ficam imperceptíveis a cada minuto, não tem a capacidade de se expressarem, tornando-se completamente insensíveis. É uma verdadeira corrida contra o tempo!

Por que assistir? Além de possuir um roteiro espetacular, a obra traz uma Nicole Kidman brilhante no que faz. Reparem nos momentos em que a protagonista tem de fingir estar infectada.

4º Lugar: O ILUMINADO (The Shining, 1980)
Direção: Stanley Kubrick.

O isolamento excessivo de um hotel em meio as montanhas congeladas faz com que Jack Torrance (Jack Nicholson) se torne agressivo e bote em perigo a vida de sua esposa e filho que o acompanham no serviço de vigia daquele inverno no Colorado.

Por que assistir? Para acompanhar uma das melhores atuações de Nicholson e viver o medo que apenas uma obra de Stephen King pode oferecer.

3º Lugar: OS PÁSSAROS (The Birds, 1963)
Direção: Alfred Hitchcock.

A pacata cidade californiana de Bodega Bay é misteriosamente atacada por um bando de pássaros assassinos. Sem explicação plausível, a razão para os ataques é questionada até hoje pelos amantes da obra de Hitchcock. Um exercício de suspense como nunca visto anteriormente. Imperdível!

Por que assistir? Os efeitos especiais são grotescos se comparados aos de hoje, mas brilhantes e inovadores para a época. Além disso, mais uma vez Hitchcock se mostra habilidoso com enquadramentos, planos de câmera e com o intrigante roteiro.

2º Lugar: REBECCA, A MULHER INESQUECÍVEL (Rebecca, 1940). Direção: Alfred Hitchcock.

A 2ª Sra. De Winter (personagem sem nome vivida por Joan Fontaine) passa a sofrer a influência da sombra de Rebecca, a antiga esposa do Sr. De Winter (Laurence Olivier), morta há um ano. As comparações constantes fazem com que a verdadeira versão sobre a história da morte da protagonista venha a tona.

Por que assistir? Hithcock, em sua 1ª produção norte americana, faz com que tenhamos medo de alguém que não aparece uma vez sequer no filme...e se torne inesquecível.

1º Lugar: OS OUTROS (The Others, 2001)
Direção: Alejandro Amenábar.

Grace (Nicole Kidman) vive num casarão isolado pela neblina na ilha de Jersey com seus dois filhos. As crianças possuem uma rara doença, que os impede de se expor a luz solar. Por isso, vivem na escuridão total, cumprindo rígidas regras de conduta. Após a chegada de alguns empregados, estranhos acontecimentos irão revelar a verdade escondida no breu.

Por que assistir? Porque é aquele filme que te dá calafrios do começo ao fim, com um final de arrepiar (sem perder o ponto no roteiro, que é super bem amarrado)


BÔNUS

PLANO DE VOO (Flightplan, 2005)
Direção: Robert Schwentke.

Kyle Pratt (Jodie Foster) tem que provar a si mesma e aos tripulantes de um avião que não está enlouquecendo. Na viagem de Berlim à Nova York na qual leva o corpo do marido falecido, sua filha, Júlia, some repentinamente, sem vestígios. Apesar de tentarem convencê-la que a menina não embarcou, o coração de mãe da protagonista fala mais alto e tudo será pouco para que encontre a garota.

Por que assistir? Por que o filme consegue nos prender do começo ao fim, mesmo se passando apenas dentro de um avião.

SINAIS (Signs, 2002)
Direção: M. Night Shyamalan.

Graham Hess (Mel Gibson), antigo pastor do condado de Bucks, na Pensilvânia, mora com o irmão e dois filhos. Desde que sua esposa foi morta num atropelamento, passou a desacreditar em Deus e a não encontrar motivações para continuar vivendo. Repentinamente, a plantação da família passa a ser destruída por meio de estranhos e inexplicáveis sinais.

Por que assistir? Pois retrata a polêmica alienígena de maneira realista e assustadora, num momento em que aparições ocorriam no mundo todo.

SEVEN, OS SETE CRIMES CAPITAIS (Seven, 1995)
Direção: David Fincher


Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais. Para tanto, entram numa corrida contra o relógio e contra qualquer preconceito.

Por que assistir? A dupla Freeman e Pitt se mostra entrosada a ponto de conseguirem nos convencer de sua relação complicada no início, mas que (quase) se transforma numa amizade ao longo do quebra-cabeças que resolverão juntos.

No mês que vem volto com mais uma lista. Se quiserem sugerir um tema, fiquem a vontade. Enquanto isso, continuem acompanhando o TOP 1/3 e o 1/3 ESTREIA. Já já estreio outro projeto da lista, que pode ser vista na coluna da direita do blog, lá embaixo.

Abraços e beijos.

14 comentários:

Gui Barreto disse...

Pessoal, sei que o post não está formatado, mas foi falta de tempo mesmo...até a noite estará tudo em ordem...desculpem!!!

Tô Ligado disse...

Joia... já assistiu a estranha perfeita??? Aquilo simé um suspense daqueles. Bom roteiro, boas atuações e otima direção.

Alan Raspante disse...

Gui, tenho que te parabeizar cara, não só por esta lista bem feita, mas asim pelo "todo", seu blog melhora a cada dia, fera! Parabéns!

Enfim, eu apenas vi "A Orfã", filme que gostei bastante e achei incrível o final, rs
E o clássico O Iluminado, que nem preciso falar nada!
Sexto sentido eu já vi, mas lembro vagamente do filme.
Plano de Voo, é ótimo, Jodie Foster dá um show de interpretação.

Já ao restante, tenho vontade de conferir TODOS, ainda mais OS OUTROS filme que todos falam ser muito bom!

Abs. =D

Gustavo Fiorini disse...

Já vi e gostei:
Por um fio (Nota 8)
O Amigo Oculto (Nota 8)
Os Outros (Nota 7)

Vi e não gostei:
O Sexto Sentido (Nota 3) - (pode me xingar, mas convenhamos que este deixa muito a desejar)

Não vi:
Todos os outros.

Parabéns pela lista. Adoro rankings!!!

Rodrigo Mendes disse...

GUI!
lista acertada e meus parabéns pela formatação!

Só nao sou muito fãn de Amigo Oculto e acho O Iluminado mais terror, embora de fato, tenha momentos psicológicos e lentidão do chamado: "Não entre aí.."!

Uma lista legal tbm e que sugiro: FILMES DE TERROR B.

Abs,
Rodrigo

Gosto muito do Hitchcock e Shyamalan nesta lista (meu bônus), rs!

Brentegani disse...

Gui!!! Alguns dos filmes aí eu vi por sua causa vc sabe (rs). Seven é demais, apesar da violência é imprevisível e prende mesmo!
bjs
* Ah, Os pássaros ainda precisa de um final. rs

Elton Telles disse...

Olá Gui!

Lista bem pessoal, vale muito pela fidelidade que teve consigo mesmo. Isso é muito importante! o/

Entre os 10, colocaria "O Sexto Sentido" no topo, mas Hitchcock também me chama a atenção =)
ainda não vi a "Rebecca". "O Iluminado" eu considero mais terror, mas não está deslocado na lista de forma alguma.


abs! o/

Jarassaí Zamonari disse...

Barreto, concordo com você!!! Embora suspense não seja meu estilo predileto, OS OUTROS é muito interessante mesmo. Reparei que apesar de não curtir muito suspense, assisti uns 4 ou 5 filmes dessa sua lista. INCRÍVEL!!!
Beijocas...

Xu disse...

mto bom seu projeto! queria ter tempo pra fazer tbm, os mais recentes que ganharam o Oscar de Melhor Filme já assisti quase todos, mas os antigos...
já tinha ouvido falar do "Rebecca", mas não sabia que era suspense! vou procurar pra assistir!
e um bônus pra incluir na sua lista, hehehe: "O BebÊ de Rosemary" já assistiu?
bjo

Hugo disse...

Lista é sempre algo pessoal, mas destacaria os filmes de Shyamalan, o legal "Por um Fio" e o ótimo "Seven".

Outras boas lembranças são o clássico "Os Pássaros" e grande "O Iluminado".

Abraço

Alan Raspante disse...

PS: Gui, assisti OS OUTROS. Gostei, o final é mesmo surpreendente! HAHAHA.

Danubia disse...

Gostei do seu Blog, parabens, so acho que na lista dos melhores filmes de suspense faltaram uns classicos da decada de 50 vc nao acha? Mas o blog melhora a cada dia... Parabens!!!

Anônimo disse...

Janela secreta tá simplesmente espectacular a minha irmã falou-me do filme no inicio não liguei, e foi o meu primeiro filme de suspense, ta excelente, recomendo vivamente este filmes.

Luana disse...

No geral gostei da lista, Mas apareceram alguns filmes meia boca, como Plano de voo que eu achei meio forçado.
Concordo que vc esqueceu filmes muito bons como janela indiscreta, Um corpo que cai e Festim diabólico todos de Hitchcock.
E cara, A Estranha pefeita é péssimo, muito forçado mesmo.

PS: O recente Ilha do Medo de Scorsese tb é mt bom.