11 fevereiro 2011

1/3 ESTREIA - Bravura Indômita

Podem reclamar que Joel e Ethan Coen estejam apenas refilmando o clássico faroeste Bravura Indômita, sucesso de 1969 com John Wayne, mas tudo que eles colocam a mão muda, toma uma forma complexa, densa, linda. O longa em questão é a nova empreitada dos irmãos diretores, que vem conquistando espaço garantido no Oscar nos últimos anos, basta lembrar dos indicados Queime Depois de Ler, Um Homem Sério e o vencedor de 2008 (também um western) Onde os Fracos Não Têm Vez. A direção crua, orgânica e realista da dupla garante momentos memoráveis para os fãs espectadores e para a história do cinema, que ganha qualidade (dobrada) com os filmes dos Coen.

Hoje estreia o remake homônimo do clássico da década de sessenta, desta vez encabeçado por Jeff Bridges e Matt Damon. O longa é um dos dez concorrentes ao Oscar 2011 e promete reinventar o gênero faroeste, perdido em meio ao cinema contemporâneo. O roteiro conta a história de Mattie Ross, uma garota de 14 anos, que contrata o federal Rooster Cogburn (Bridges) para se vingar do assassino de seu pai, mas faz questão de ir junto na perigosa missão. Entretanto, o que mais importa para mim na “filmografia Coen” nem são as histórias, e sim a forma como elas são contadas. Quem acompanha suas produções, sabem que os irmãos adoram finais inacabados. Será que dessa vez eles vão perdurar em sua característica mais marcante ou terão um momento de normalidade? Tomara que a resposta seja a primeira opção. De qualquer forma, só assistindo para ver.

BRAVURA INDÔMITA (TRUE GRIT)
LANÇAMENTO: 2010 (EUA)
DIREÇÃO: JOEL E ETHAN COEN
GÊNERO: FAROESTE
VONTADE: 10,0

Mas os lançamentos da semana não param por aí. Acompanhe abaixo as outras três estréias dessa sexta-feira:

O DISCURSO DO REI (The King's Speech) EUA, 2010. Direção: Tom Hooper. Gênero: Drama. Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce, Michael Gambon. (darei uma NOTA ao invés de VONTADE, porque já assisti esse longa).
NOTA: 9,0

BURLESQUE. EUA, 2010. Direção: Steve Antin. Gênero: Musical. Elenco: Christina Aguilera, Cher, Eric Dane, Stanley Tucci, Alan Cumming, Kristen Bell, Cam Gigandet.
VONTADE: 9,0

O RITUAL (The Rite) EUA, 2009. Direção: Vincenzo Natali. Gênero: Suspense. Elenco: Anthony Hopkins, Alice Braga, Colin O'Donoghue.
VONTADE: 10,0


É isso aí. Semana que vem volto com mais um 1/3 ESTREIA. Até lá.

3 comentários:

Alan Raspante disse...

Tô com bastante vontade com "Burlesque"! Sei lá, sinto falta de musicais atualmente.

Tô Ligado disse...

Ow, Mat damon neh? Tô dentro...

C viu que o Mineirinho empolgou e tá com o blog cheio neh? uahuaha

Anônimo disse...

esperava mais de 'bravura indômita', mas não deixa de ser um baita filme! 'o discurso do rei' é fabuloso e espero que ganhe o oscar. 'burlesque' é mais do mesmo, mas as músicas são cativantes e cher e christina mandam muito bem. ainda não vi 'o ritual', mas quero.

http://filme-do-dia.blogspot.com/