18 fevereiro 2011

1/3 ESTREIA - 127 Horas

Faltam nove dias para a premiação dos melhores do ano passado pela Academia do Oscar e eu até agora assisti apenas seis dos dez indicados à estatueta de Melhor Filme (pretendo compensar esse detalhe neste final de semana). Hoje estreia nos cinemas do país o último dos oscarizáveis: 127 Horas, mais nova produção de Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?, Transpotting, Extermínio), que já causou polêmica nos Estados Unidos e agora pretende assustar os brasileiros com as cenas chocantes do alpinista Aron Ralston, protagonista vivido por James Franco (que é apresentador da cerimônia deste ano, além de estar concorrendo ao título de Melhor Ator), que tem de amputar o próprio braço após ficar preso numa fenda do Grand Canyon, em Utah.

O roteiro é basicamente esse: sem comunicação alguma com o mundo externo (uma vez que ele não avisou ninguém que tinha ido se aventurar nas montanhas rochosas), Ralston tem de racionar o pouco de água e vida que tem para sobreviver durante os cinco dias que permanece preso à rocha de mais de meia tonelada. Ávido de vontade de viver, encontra na amputação do braço amassado a única forma de sair daquele inferno claustrofóbico. De posse de um canivete vagabundo, arranca lentamente seu membro após quebrar os próprios ossos. A cena, segundo comentários que li, causou desmaios e ataques de choro nas salas dos EUA. Antes de ficarem bravos comigo, adianto que os detalhes que revelei não são considerados spoiler, uma vez que a história do filme aconteceu de verdade com o Aron Ralston real, em 2003.

127 HORAS (127 HOURS)
LANÇAMENTO: 2010 (EUA)
DIREÇÃO: DANNY BOYLE
GÊNERO: DRAMA
VONTADE: 10,0

Eta semaninha fraca para o cinema. Além do super esperado 127 Horas, não há mais nenhum destaque, apenas três estréias medianas. Confira abaixo:

BESOURO VERDE (The Green Hornet) EUA, 2010. Direção: Michel Gondry. Gênero: Ação. Elenco: Seth Rogen, Jay Chou, Christoph Waltz, Cameron Diaz.
VONTADE: 7,0

INCÊNDIOS (Incendies) Canadá, 2010. Direção: Denis Villeneuve. Gênero: Drama. Elenco: Lubna Azabal, Maxim Gaudette, Mélissa Dérsormeaux-Poulin.
VONTADE: 3,0

POESIA (Poetry) Coréia do Sul, 2011. Direção: Chang-dong Lee. Gênero: Drama. Elenco: Jeong-hie Yun (Mija), Ahn Nae Sang, Da-wit Lee.
VONTADE: 0

Até semana que vem com mais um 1/3 ESTREIA!

Um comentário:

Rodrigo Mendes disse...

Sem nenhuma vontade em conferir Besouro Verde, mas com uma imensa vontade de conferir 127 Horas!

Abs.
Rodrigo