18 julho 2010

TOP 1944 - Casablanca


Depois de assistir Casablanca, fiquei com medo. Sério! Fiquei com medo de escrever aqui no 1/3 que não gostei muito do filme diante de uma imensidão de opiniões contrárias. Pelos fóruns de cinema da Internet, descobri que todos gostam dele. Cheguei até a duvidar da minha capacidade de analisar cinema. Afinal, pergunto a vocês: qual é a grande qualidade desse suposto longa imbátivel?

Considerado o segundo melhor filme da história (superado apenas por Cidadão Kane), Casablanca é um filme “pequeno”, diante das superproduções hollywoodianas que começavam a despontar, não possui cenas externas, ainda é preto e branco e tem um roteiro que, para mim, não é super inovador como apontam os críticos. Apesar de admitir que a forma como foi dirigido e editado permanece até hoje como referência para o cinema contemporâneo, acredito que Casablanca é superestimado em demasia.

Humphrey Bogart (em sua primeira participação no TOP 1/3) é Rick Blane, dono do Café Rick’s, localizado na cidade de Casablanca, no Marrocos francês. A localidade funciona como rota de fuga para os que querem se livrar do nazismo e tentar uma nova vida na América. O mercado negro local funciona como disponibilizador de passes, documentos que dão acesso à Lisboa, para que então os viajantes possam trilhar sossegados para a salvação americana. Mas para Rick é diferente. Sua ambição é continuar com seu negócio em Casablanca, ganhar dinheiro e esquecer Ilsa Lund (Ingrid Bergman), antigo amor parisiense que simplesmente o deixou, sem nenhuma justificativa.

Para sua surpresa, um dos mais ferrenhos combatentes do nazismo, Victor Lazlo (Paul Henreid), refugiado de quase toda a Europa, surge em Casablanca, a fim de arranjar uma carta de liberdade para fugir para o Novo Mundo com sua esposa, uma linda e adorável loira chamada Ilsa Lund. O primeiro encontro dos dois após a separação em Paris se transforma em uma linda cena, na qual a sutileza e o mistério (já que o espectador não sabe o porquê de tamanho constrangimento entre eles) permeiam as falas.

Já que Lazlo não consegue comprar seu passaporte para a liberdade no mercado clandestino da cidade e Rick é detentor de um passe para Lisboa, ele e Ilsa passam a insistir para que o ex-amante dela venda o papel para os dois. O impasse de todo o filme é: se Rick der ou vender o passe, ficará sem Ilsa, que irá embora com Lazlo. Se ele se recusar, Lazlo será morto e Ilsa ficará infeliz, já que ele percebe que ela ama o marido (e também o ama, fato comprovado numa declaração de amor da protagonista, quando ela o conta porque o deixou em Paris).

Para piorar, Rick tem que se desfazer do passe, uma vez que ele é o principal suspeito de estar com o documento (que era de um rebelde morto pela polícia). Por falar nisso, os diálogos entre Rick e os guardas (alemães ou franceses) é de uma inteligência irônica surpreendente, e como eu adoro ironia, foram os momentos mais memoráveis do filme para mim. Sem dar lição de moral no final (mania feia dos filmes antigos [e de alguns novos também]), o roteiro de Casablanca supera o egoísmo do homem apaixonado e a covardia do soldado com medo da morte e apresenta uma história comovente (mesmo achando que a atuação de Humphrey não foi lá aquelas coisas) de duas pessoas que se amaram no passado e que tentam encontrar formas de manter esse amor.

A trilha sonora é deslumbrante. “As Time Goes By”, canção composta especialmente para a ocasião, é a cara do longa, tem sua essência, representa a emoção das lembranças de uma história de amor e a melancolia de uma possível separação. É um amor impossível? Eu diria que não, nem mesmo nas circunstâncias externas em que os personagens se encontravam, porém, como bem disse Rick na última cena: “Nós sempre teremos Paris!”.

Outras falas, expressões e cenas do filme superaram a passagem dos anos e foram sendo transmitidas de geração em geração, até chegarem aos cinéfilos contemporâneos. São algumas delas: “Play it again, Sam”, pedido de Rick para que seu pianista tocasse As Time Goes By novamente; “Não costumo fazer planos a longo prazo”, que demonstra a falta de perspectiva de Rick diante de seu futuro; “Eu me lembro de todos os detalhes. Os alemães vestiam cinza e você, azul”, fala saudosista de Ilsa para Rick; “Tantos bares, em tantas cidades em todo o mundo, e ela tinha que entrar logo no meu”, lamento de Rick ao acabar de se encontrar com Ilsa; “Isso foi o barulho de um canhão ou o meu coração que deu um salto?”, num flashback dos momentos vividos em Paris; “Beije-me. Beije-me como se essa fosse a última vez”, na despedida dos amantes; e talvez a expressão mais copiada e usada diariamente pelas pessoas: “Isso é o começo de uma grande amizade”, a última fala do longa, dita por Rick ao policial que o ajudou.

Parece que eu elogiei bastante o filme, mesmo com o desânimo do começo do texto, né? É, eu tenho que admitir que esse tal de Michael Curtiz (o diretor) conseguiu o que muitos tentaram: fez escola, ensinou a seus sucessores o que é cinema de qualidade e como é possível transformar uma boa história em uma produção inesquecível. Acho que o problema é que minha expectativa era muito grande. A culpa é minha. O filme é indispensável a quem curte cinema, ele não é ruim e não deve ser perdido sob nenhum pretexto.

Naquele ano, concorreram com Casablanca (sem nenhuma chance de vitória): Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident), A Canção de Bernadette (The Song of Bernadette), Por Quem os Sinos Dobram (For Whom the Bell Tolls), O Diabo Disse Não (Heaven Can Wait) e Nosso Barco, Nossa Alma (In Which We Serve).

CASABLANCA
LANÇAMENTO: 1943 (EUA)
DIREÇÃO: MICHAEL CURTIZ
GÊNERO: DRAMA/ ROMANCE
NOTA: 8,0

8 comentários:

Tô Ligado disse...

Acho que pela forma como descreveu o filme, vc daria pelo menos 9,9. hehehe Filme muito comentado esse né?

Boa semana!

Brentegani disse...

Caraça, foi aí que nasceram todas essas frases!! (“Isso é o começo de uma grande amizade”; “Não costumo fazer planos a longo prazo”, “Eu me lembro de todos os detalhes. Os alemães vestiam cinza e você, azul” (curti essa hein) rs). Pois bem Gui, quando você não quis falar sobre o filme foi só pra aumentar a curiosidade pra ler o post né, rs, então, esse negócio das altas expectativas atrapalha a gente um tanto mesmo...
Então esse é mais um filme que eu não posso passar sem assistir né? rss
(Sua opinião mudou de acordo com que o texto foi escrito? )
Bjs

Alan Raspante disse...

Filme completamente inesquecível!
Maravilhoso!
por isso é o clássico que é hoje.

Anônimo disse...

Oh my goodneѕs! Aωesοme article ԁude!
Τhаnks, Hoωеѵer ӏ am haѵing problemѕ with your RSS.

I don't understand the reason why I can't join it. Is there аnуone else getting similar RSS problems?

Anyone thаt knows the solutiοn саn you κіndly гesponԁ?
Τhаnx!!

Herе is my blog post; www.sfgate.com

Anônimo disse...

Еxсellent artiсle. I am goіng thrоugh a few
of thеse iѕsues as wеll.
.

Αlѕo visit my wеblog click the following website

Anônimo disse...

Hi just wantеd to givе you a brief heads up аnԁ let
you know a few of thе pictures aгen't loading correctly. I'm
not sure whу but I think its a linking issuе.

I've tried it in two different internet browsers and both show the same results.

Here is my blog post - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

hey there аnԁ thank you foг your іnformation – I have certainly pickeԁ up аnything
neω from right herе. I did howeѵer еxpertіsе ѕome techniсаl points using this site, as I experienсed tо геload the ωebѕite manу tіmeѕ prеvious to Ι cοulԁ get іt to
load pгopеrly. I hаd bееn wоndеring if уour web hosting is
ОK? Nоt that I am complaining, but sluggish loadіng instancеs tіmes ωill vеrу
frеquently аffесt youг placemеnt in google and could
damаgе your high quаlity score if ads and
maгketіng ωith Adwoгԁѕ.
Anуωаy I аm aԁding this RSS to my email and cоuld look οut fоr much more of your rеspеctive inteгеѕting соntent.
Ensure thаt you upԁate this agаіn soon.


Feel fгee tо ѕuгf tο my blog Http://www.Sfgate.com/business/prweb/article/V2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Ι haѵe tо thanκ you for thе efforts you
have рut in pennіng this site.

I гeally hoρe to viеw the ѕame high-grade cοntent by
you lаter on as well. In fact, your cгeatіve wгiting
abіlities haѕ inspiгed mе to get my
veгy own site now ;)

my weblοg; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php