12 dezembro 2009

E o mundo não se acabou.....

"Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar/

Por causa disso minha gente lá de casa começou a rezar..."

(Carmem Miranda, 1938)


Como de costume, ontem eu estava fuçando as prateleiras mofadas de um biblioteca (dessa vez a do SESC Campinas) quando me deparei com um livro no mínimo interessante. Chama-se "O Mundo Acabou", do Alberto Villas, publicado pela Editora Globo. Sem hipocrisia, gosto da maioria das coisas que a Globo produz, então pensei: "O livro deve ser bom". Na capa verde-musgo, um garotinho e uma garotinha brincando sobre um cavalinho de madeira. Mas o que isso tem a ver com o fim do mundo. Achei sem nexo algum, e por isso mesmo resolvi levar...heheh

Na contracapa, uma série de propagandas de produtos antigos, que, na sua maioria, não existem mais. O livro começava a fazer sentido para mim. Na descrição introdutória, antes do início do livro propriamente dito, o autor usa como argumento central uma reportagem da revista Life de 1990, que dizia que até 2000, a chave já não existiria, sendo substituída totalmente pelo cartão magnético.

É com esse espírito de falso saudosismo que Alberto Villas conta histórias de produtos, roupas, nomes, publicações, que não deveriam mais existir, mas existem! Por incrível que pareça ao leitor globalizado (entende-se como nascido em cidade grande), grande parte do que é taxado como extinto no livro, na verdade ainda reina absoluto em alguns lugares, como é o caso da minha cidade natal, Jacutinga, no sul de Minas Gerais. Dizer que papel almaço, envelope verde-amarelo, goma arábica, sabonete Lux, Bicho-Papão já não existem em lugar algum é forçar a barra.

Por ser extremamente autoral, o fato de O Mundo se Acabou pecar nas generalizações é compensado pelo humor latente do autor, que consegue dar um encadeamento rítmico pulsante ao livro, fazendo com que o leitor tenha fixação em continuar lendo mais e mais capítulos (já que o livro é dividido em "coisas extintas", que ficam uma em cada página). Esta separação facilita a leitura, deixando-a mais fragmentada e gostosa de ser feita.

Para os nostálgicos de plantão, é uma boa oportunidade de voltar ao passado, para os jovens, de conhecer como o mundo chegou ao que é hoje. É evidente a pesquisa intensa ao qual se sujeitou o autor para que ele chegasse ao resultado obtido. Enfim, um livro para toda a família, que merece ser prestigiado.

Mesmo não tendo chegado ao final do livro (espero acabar esse FDS, e depois comento como foi tá?), recomendo-o pelo toque de curiosidade, de entretenimento, de proximidade afetiva do autor com todos os assunto, de conhecimento e de estética impecável....

O MUNDO ACABOU
ALBERTO VILLAS
EDITORA GLOBO
2006, 308 PÁGINAS
PREÇO 29,90
NOTA: 8,0

Nenhum comentário: