16 dezembro 2009

Meu amigo Benito

Diferente de seu personagem favorito, Charlie Brown, que era discriminado constantemente pela turma por ser o mais baixo e franzino da escola, Benito di Paula é, hoje, reconhecido como um dos grandes nomes da MPB, recsponsável por criar e mudar conceitos musicais antes irrefutáveis.


Charlie Brown, criado em 1950 por Charles M. Schultz, simbolizou o próprio cartunista, que tentou demonstrar, nos quadrinhos, os dilemas da infância e da adolescência. Sempre ao lado do amigo Snoopy (que aliás, ficou mais famoso que ele), Charlie Brown tece piadas irônicas, provocativas e divertidas pelas milhares de tiras nos 50anos em que existiu. Como Benito sempre gostou muito de acompanhar as histórias de Charlie, sonhou em um dia apresentar o Brasil a seu personagem predileto. O cantor já não o tratava como mera ilustração, mas sim como um amigo, o amigo Charlie Brown. Essa vontade resultou numa das principais músicas da carreira de Uday Veloso (nome de batismo de Benito): Meu Amigo Charlie Brown, de 1975.


Ontem a noite estava assistindo ao Ídolos, quando de repente, vejo um bigode familiar, uma costeleta familiar, um cabelo (desgrenhado) familiar...era Benito di Paula no palco do reality show! Convidado especial da véspera da final da competição, Benito, sempre elegante em seu fraque, começou a destilar seu talento pelo piano inseparável...ponto forte do cantor, mesclar o popular (samba) ao erudito (piano), Benito consegue conquistar vários nichos de público por se aproximar de gostos variados. De posse de todo o palco a seu dispor, apresentou as canções Mulher Brasileira e Meu Amigo Charlie Brown, arrancando aplaudos calorosos da plateia (pra falar a verdade, só da porção antiga da plateia).


Ele ainda não é tão conhecido como deveria o Brasil, mesmo com a longa carreira e o talento evidente. Parece que a consciência cultural em nosso país passa por ciclos, mas sempre com um quê de preconceito com o que é bom de verdade, com o que realmente valoriza o páis de maneira concreta e plena. Artistas como Benito di Paula não devem ser relegados a simples nomes citados quando alguém vive momentos nostálgicos e saudosistas.


Estes artistas não podem ser divulgados apenas quando o Sílvio Santos tem a ideia de fazer uma competição entre Reis e Majestades, ou quando o Raul Gil idealiza um projeto que faz homenagens aos artistas (aliás, foi lá que eu conheci o Benito di Paula e suas principais canções, apenas no ano passado). Canções como "Meu Amigo Charlie Brown", "Ah! Como eu Amei", "Retalhos de Cetim" e "Mulher Brasileira" não podem sumir, assim como a mídia, teimosa, insiste em fazer com que o intérprete delas suma.


Diante disso, resta parabenizar a produção do Ídolos pela iniciativa em resgatar a memória cultural do Brasil, que se enfraquece a cada dia, com o bombardeio de futilidades musicais.


Abaixo, segue a letra de "Meu Amigo Charlie Brown", para os que não conhecem essa linda obra de Benito. Não deixem de ouvir a música, que é muito boa (eu ainda não sei adicionar áudio ao blog..hehhe...help madrinha!!)


Meu Amigo Charlie Brown (Benito di Paula, 1975)

Eh! Meu amigo Charlie
Eh! Meu amigo Charlie Brown, Charlie Brown!

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
a nossa São Paulo/ terra da garoa

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
Bahia de Caetano/nossa gente boa

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
a lebre mais bonita/ do Imperial

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
meu Rio de Janeiro/ E nosso carnaval.

Charlie! Refrão (2x)

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
Vinicius de Moraes/ e o som de Jorge Ben

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
Torcida do Flamengo/ coisa igual não tem

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
Luis Gonzaga/ Rei do meu baião

Se você quiser/ vou lhe mostrar/
Brasil de ponta a ponta do meu coração

Oh! Oh! Charlie! Refrão (2x)


Amanhã tem mais!!

Fui

Um comentário:

Brentegani disse...

Nossa Gui, muito legal a música hein, tem muito Brasil resumido em 1 simples letra, imagina o tanto que temos e nem sabemos?!? Triste né... Obrigada por apresentar essa letra e um pouco mais do Benito e do Charlie Brow, pq não? Bjs