29 dezembro 2009

Eu queria ter sido enganado...

Eu odeio me decepcionar com um filme. Ponto. Principalmente quando criei expectativas (positivas) em torno dele. Foi no Twitter que achei o link para assistir Atividade Paranormal pela internet, de graça!! Eu achei ótimo, pelo menos não ia gastar com cinema!! Ótimo, até o primeiro minuto do filme, quando percebi que não ia ser legal. Nada contra o estilo reality adotado, até porque adorei os A Bruxa de Blair e REC, mas não fui com a cara desse bendito.

Por todo aquele mershandising feito, pelo anúncio de que seria o melhor filme de terror de todos os tempos, de que assustaria até os céticos de plantão, eu realmente achei que valeria a pena perder 87 minutos da minha vida me dedicando a assisti-lo, porém estava enganado.

O que eu não consigo entender é a popularidade que ele alcançou, principalmente nos Estados Unidos, e a arrecadação absurda que ele conquistou, gerando mais de 140 milhões de doláres ao redor do mundo (um detalhe: o filme TODO custou 11 mil dólares). Por ser uma produção independente, está de parabéns ao mostrar que nem só de BlockBusters vive o homem contemporâneo. Por pior que seja o terror do longa (no mau sentido), ele conseguiu o que queria: assustar alguém.

Eu bem que me esforcei. Fiz questão de assistir o filme sozinho, no escuro e com fone de ouvido, já que o som do meu 'note' não se compara nem um pouco ao THX do Kinoplex. Fui rebelde e desobediente e não segui o conselho do publicitário que escreveu nas propagandas do filme (OS PESADELOS ESTÃO GARANTIDOS. NÃO ASSISTA SOZINHO). Eu me senti um idiota ao ter que assistir uns efeitos bobos, que já haviam sido todos revelados nos trailers divulgados, e que não fizeram efeito algum em mim. O final é imprevisível, mas não surpreendente e maravilhoso, como li em algumas críticas perdidas no limbo virtual.

Mesmo depois de ter assistido 'A Bruxa de Blair 1, 2 e 3', 'REC' e 'Cloverfied - Monstro', tinha a consciência de que a imagem do filme seria trêmula, de que a movimentação da câmera seria desordenada e de que haveria momentos em que a imagem seria cortada, forçando minha imaginação a criar o que estaria acontecendo enquanto eu só veria chuviscos, porém, tinha esperanças de seria um trabalho mais bem feito, mais bem acabado, mais ficcional, mas falso. Nesse momento, queria ter sido enganado...

Um fato que me surpreendeu foi descobrir que Atividade Paranormal é 'afilhado' de Steven Spielberg!! Isso mesmo!! Como ele pode aceitar que essa coisa seja comercializada? Mas todo gênio tem seus momentos de glória e de fracasso...isso me conforta um pouco...

A história também não á nada atraente: um casal de namorados que moram juntos dividem o sofrimento de Katie Featherstone (a namorada) que, desde a infância, é atormentada por fenômenos sobrenaturais inexplicáveis. É a compra de uma câmera nova e a gravação do cotidiano dos dois que reacende a fúria dessa criatura, que ataca durante a noite. Os dois decidem deixar a câmera ligada enquanto dormem para verem o que acontece. E assim começam o descobrir o que tanto os assustam. Os ataques passam a ser cada vez mais fortes e assustadores (só pra eles!! hehehe)

Confesso que fiquei mais assustado no 'Sinais', ou no 'Os Outros'. Sem falar nas atuações, que são péssimas. Um detalhe, no mínimo engraçado: os personagens (Katie e Micah) possuem os mesmos nomes dos atores (Katie Featherstone e Micah Sloat). Será que seria difícil para eles interpretarem personagens de nomes diferentes?

ATIVIDADE PARANORMAL
LANÇAMENTO: 2009 (EUA)
DIREÇÃO: OREN PELI
GÊNERO: TERROR
NOTA: 5,0

Um comentário:

Aline Guevara disse...

Hey Gui, finalmente vim postar no seu blog!
Poxa, não assisti ainda Atividade Paranormal, mas q pena Atividade PAranormal seja fraco. Acho q na vdde, o problema, como vc mesmo citou, é a expectativa q a gente cria encima...
Parabéns pelo blog, serei mais frequente nos comentários!