23 dezembro 2009

Recuperando o tempo perdido...18/12/09

Após quase uma semana sem postagem, eu volto, ainda que desmotivado a continuar escrevendo...Como meu último post foi dia 17/12, dedico o de hoje ao dia 18/12, e assim me esforçarei para compensar todo meu atraso em postagens sucessivas, cada uma dedicada a um dia de lerdeza.

Durante o período de aulas da faculdade, sobra-me muito pouco tempo para me dedicar ao cinema. E é exatamente por isso que às vezes fico com raiva e gostaria que, pelo menos durante meus meses de férias, os filmes parassem de ser lançados. Assim, eu daria conta de ver tudo aquilo que tenho vontade, sem perder os lançamentos. Como sei que isso nunca vai acontecer, contento-me em tentar assistir ao máximo de filmes possíveis quando tenho tempo.

Para que isso seja possível, conto com a ajuda dos canais da rede Telecine, que são muito bons e exibem clássicos, seguidos de pastelões, procedidos por blockbusters, tudo isso 24 horas por dia. Pra mim, o melhor de qualquer TV por assinatura.

E foi passeando pelo Telecine Action (exibe filmes de ação, terror, aventura e erotismo (!!??)), na quinta feira passada, que achei o filme Soldado Anônimo, de 2005. Jake Gyllenhaal, depois de viver o polêmico homocowboy Jack Twist, em O Segredo de Brokeback Mountain, interpreta o "pseudo-destemido" fuzileiro Swoff, que é escolhido para integrar uma missão de guerra no Iraque.

Ele compõe, não muito contente, a terceira geração de fuzileiros na família, pois gostaria de um outro destino para sua vida, o que faz com que ele não seja exatamente um militar exemplar. Muitas gafes, palavras fora de hora, uma sensibilidade aflorada (característica geralmente inexistente em meio a um ambiente hostil e machista como um alojamento militar).

É no meio de tudo isso que surge um problema: a guerra nunca começa! O que era para ser um periodo curto de batalha, já se transforma em seis meses de pura enrolação e treinamentos desprovidos de qualquer realidade. Swoff começa a se destacar em meio aos colegas pela habilidade com as armas e pela mira certeira. Ele passa a gostar cada vez mais da profissão e a buscá-la em cada atitude, em cada conversa, em cada experiência de vida, esperando que a guerra chegue e ele possa, enfim, exercer a função para a qual tanto tempo treinou.

Um história que retrata o antagonismo entre a realidade cruel (às vezes encenada) de um batalhão e o verdadeiro cotidiano de vida de cada soldado, seus anseios, seuas vontades, seus sonhos, muitas vezes tolhidos pelo exército. O longa mostra que, enquanto um soldado está numa missão, ninguém deixa de viver por isso, e seus familiares e amigos mudam, tomam rumos diferentes, alteram seu curso de vida. Para a maioria dos fuzileiros, achar que tudo será igual quando voltarem para casa é um erro, e o filme consegue abordar essa questão muito bem.

Em certo ponto da história, Swoff (que é o narrador oficial da trama) lança mão de uma afirmativa que eu ouvi ser repetida no filme Avatar anteontem. Ele alega que um fuzileiro (ou máquina zero, como eram chamados no filme), por mais que mude de profissão e largue a carreira militar, nunca deixará de ser fuzileiro, de ter a postura rígida, fria e neutra de um militar. Essa afirmação pode ser confirmada no brilhante final do filme, que consegue concluir toda a história de forma maravilhosa.

Por fim, gostaria de cumprimentar Jake Gyllenhaal pela excelente atuação e pela capacidade de nos conduzir ao mundo violento e hostil do exército ao mesmo tempo em que nos emociona com a ingenuidade e a simpatia de Swoff, um jovem garoto que, acima de tudo, sonha em ser feliz.

SOLDADO ANÔNIMO (JARHEAD)
LANÇAMENTO: 2005 (EUA)
DIREÇÃO: SAM MENDES
GÊNERO: GUERRA
NOTA: 8,0

2 comentários:

Claudinha ੴ disse...

oi Gui!
Eu não vi este filme, mas posso afirmar que você vem se destacando nas resenhas e na crítica. Excelente, viu?
Se a gente não se encontrar até lá, eu desejo um Feliz Natal e que Jesus o abençoe sempre. Você sabe que mora em meu coração!
Beijos!

Brentegani disse...

Gui, confesso que fiquei assustada quando comecei a ler a resenha, achei que você não queria mais escrever ou algo do gênero, mas depois entendi. rsrs Muito legal o post, gostei! Eu não assisti (vc sabe que não curto mto guerra né...), mas já dá pra ter uma noção muito boa com o que escreveu, claro que nada substitui o assistir e tirar as prórpias conclusões ne, rsrs, mas parabéns ae!!
Tá chegando guri, faltam 4 dias!! bjs